sexta-feira, 9 de março de 2018

Semana da Leitura 2018

Atividades da Semana da Leitura - Turma FH

Durante a semana de 5 a 9 de março comemoramos a Semana da Leitura na EB de Forjães, com a realização de diversas atividades.
Todas as turmas do Pré-Escolar e do 1º Ciclo receberam nas salas de aula vários familiares dos alunos, que vieram ler livros dos mais variados géneros: histórias, contos, poesias... Estes momentos de partilha e leitura foram marcados pela presença não só de pais, mas também de irmãos, tios e avós, o que só enriqueceu estas experiências. Os próprios alunos do 1º Ciclo leram para os meninos do Pré-Escolar, com muito empenho e motivação.
Esta semana ficou marcada também pelo encontro com o escritor José Viale Moutinho, que esteve presente na nossa escola para falar dos seus livros e da sua obra. As turmas do 1º Ciclo leram algumas das suas obras ao longo das semanas anteriores e deliciaram-se com a sua escrita, principalmente com os livros “Versos para rir”, “O livrinho das adivinhas”, “O livrinho dos jogos” e “Pedro Pescador”. Foram realizados vários trabalhos relacionados com estes livros: ilustrações, poesias “ao jeito” de Viale Moutinho, rimas, biografias, entre outras. O polivalente foi palco da exposição dos trabalhos, que foram bastante elogiados pelo autor. Viale Moutinho interagiu com os alunos, com versos e rimas, respondeu às questões e falou de algumas características das suas obras. No final, ainda teve tempo para autografar uma grande quantidade de livros, que foram adquiridos em grande número pelos alunos.
Foi uma semana fantástica, cheia de livros e leituras... mas para nós todas as semanas são Semanas de Leitura.

Boas leituras!

Encontro com o escritor José Viale Moutinho







 Leitura a várias vozes


Avô do Tiago: contou histórias da sua vida e falou da importância da leitura

Mãe da Beatriz: leu a história "O elefante cor-de-rosa"

Mãe da Alícia: leu a história "Os dois irmãozinhos"

Mãe do Diogo: leu a história "O sapo apaixonado"

Mãe da Matilde Almeida: leu a história "As roupas novas do imperador"

Pai da Victória: leu poemas da obra "Carmina Burana", com momentos musicais de flauta e guitarra

Mãe da Leonor: leu a história "O incrível rapaz que comia livros"





Sem comentários:

Enviar um comentário